segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Eliminatórias asiáticas

O mês de setembro promete ser emocionante na corrida rumo à Áfica do Sul. Nada menos que 106 partidas serão disputadas em todas as seis federações continentais. Enquanto o momento é de definição em algumas regiões, como na Oceania e na África (que define os classificados para a fase final), a disputa finalmente começa na Europa.

Entretanto, é na Ásia que a competição está mais avançada. Tem início neste final de semana a última fase do continente, que deve ser o primeiro a apontar os classificados para a Copa 2010. Os dez países restantes estão divididos em dois grupos de cinco; após turno e returno, os dois melhores de cada grupo carimbam passaporte, enquanto os terceiros colocados se enfrentam por uma vaga no play-off contra o representante da Oceania.

Começamos a semana apresentando o panorama das eliminatórias asiáticas.

Grupo A

Austrália
Bahrein
Catar
Japão
Uzbequistão

Japão e Austrália aparecem como favoritos iniciais neste grupo. Entretanto, o Uzbequistão aparece como principal candidato a zebra não só da Ásia, como de todas as regiões: impulsionados pelo petrodólares, os usbeques acabam de contratar Rivaldo e têm um histórico de crescimento sólido no continente.

A campanha foi a melhor da fase anterior, com cinco vitórias em seis jogos. O Catar, repleto de naturalizados, pode aprontar - deixou Iraque e China de fora. Já o Bahrein, que quase se classificou em 2006 (perdeu na repescagem para Trinidad & Tobago), chega agora como azarão.

1ª rodada:

06/09 (sábado): Bahrein x Japão / Catar x Uzbequistão (Austrália folga)


Grupo B

Arábia Saudita
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Emirados Árabes Unidos
Irã

Este grupo é mais equilibrado, uma vez que todas as seleções já disputaram uma Copa do mundo e três delas que estiveram na Alemanha - o que significa que, na melhor das hipóteses, uma terá que passar pela repescagem. Desta forma, qualquer ponto perdido será decisivo para sauditas, sul-coreanos e iranianos. A Arábia aparece como a mais forte no momento, tendo começado de maneira irregular sob o comando de Hélio dos Anjos, mas se classificando com o melhor ataque, graças a Yasser Al-Qahtani.

O Irã chega cercado de dúvidas: após um começo horrível, com três empates, o ex-atacante Ali Daei assumiu a seleção e conseguiu salvar a campanha. Ainda assim, não conseguiu devolver ao time a força de outros tempos. E a Coréia do Sul, que teve uma classificação tranquila, tem como principal adversária sua vizinha do Norte, que não sofreu nenhum gol nos seis primeiros jogos. Uma defesa aparentemente imbatível. Os Emirados eliminaram a Síria no saldo de gols e deverá apenas fazer número.

1ª rodada:

06/09: Emirados Árabes Unidos x Coréia do Norte / Arábia Saudita x Irã (Coréia do Sul folga)

Nenhum comentário: