terça-feira, 9 de setembro de 2008

Nova Zelândia a dois jogos da Copa

É isso mesmo. Enquanto as Eliminatórias européias acabam de ter seu pontapé inicial, uma seleção está muito próxima de disputar sua segunda Copa do Mundo após 26 anos.

Com a vitória sobre Nova Caledônia por 3 a 1 no final de semana, os All Whites venceram o grupo da Oceania com uma rodada de antecedência. Os neozelandeses chegaram a doze pontos e têm ainda duas partidas por jogar. Nova Caledônia, em segundo com oito, só jogam mais uma vez.

Agora, a Nova Zelândia espera a definição das Eliminatórias asiáticas, que terminam em junho, para conhecer seu adversário na repescagem. Os terceiros colocados de cada grupo se enfrentam, e o vencedor pega o campeão da Oceania. Além disso, a seleção classificou-se para a Copa das Confederações, que acontece no ano que vem na África do Sul. É que o qualificatório serve também como a edição 2008 da Copa das Nações da OFC.

Com a saída da Austrália para o continente asiático, a Nova Zelândia é quem deve assumir o posto dos Socceroos nas repescagens. Nas últimas três edições, os australianos foram eliminados duas vezes, mas conquistaram a vaga para 2006 e chegaram às oitavas-de-final - e é o desempenho que o time de Ricki Herbert busca igualar.

Com um futebol de muita força física e marcação, os All Whites podem até ter uma chance contra o quinto colocado da Ásia. Em 2005, Trinidad & Tobago enfrentou o Bahrein e se classificou. Curioso seria se o adversário na repescagem fosse exatamente a Austrália - o maior rival e time contra quem mais a Nova Zelândia jogou até hoje: foram 62 partidas, com 13 vitórias, 11 empates e 38 derrotas. Melhor torcer por Catar, Bahrein, Usbqueistão...

Nenhum comentário: