sábado, 6 de setembro de 2008

Eliminatórias européias

Consideradas as mais difíceis de todo o mundo, as eliminatórias européias começam neste sábado, após uma das melhores Eurocopas de todos os tempos. São 53 equipes divididas em oito grupos de seis e um de cinco. Apenas os vencedores de cada chave carimbam o passaporte para a Copa. Os oito melhores segundos colocados disputam a repescagem pelas quatro vagas resantes. Aqui, uma breve apresentação dos grupos e os pitacos para os classificados.

Grupo 1

Portugal, Suécia, Dinamarca, Hungria, Albânia e Malta

1ª rodada: Albânia x Suécia / Malta x Portugal / Hungria x Dinamarca

Como se sairá Portugal sem Felipão? Esta é a grande pergunta que se faz neste grupo 1. Sob o comando de Carlos Queiroz, os Tugas tentam chegar à terceira Copa seguida. Na briga pela segunda vaga, a Suécia - que sempre vai muito bem em Eliminatórias e tem agora Henrik Larsson capitão aos 37 anos - e a Dinamarca, que sofre para conseguir renovar o time. A Hungria tem uma geração nova e promissora, mas esta campanha deverá servir de aprendizado.

Palpite: Portugal classificado, Suécia na repescagem

Grupo 2

Grécia, Israel, Letônia, Luxemburgo, Moldávia e Suíça

1ª rodada: Moldávia x Letônia / Israel x Suíça / Luxemburgo x Grécia

Após bater na trave nos últimos qualificatórios, Israel tem uma grande chance no grupo mais fraco do continente. Ainda campeã européia quando do sorteio, e com uma boa campanha nas Eliminatórias para a Euro, a Grécia entrou no rol dos cabeças-de-chave e fugiu das potências alocadas como segunda força. Resta saber como o time vai se comportar após uma campanha muito ruim na Áustria. E por falar em Euro, a Suíça comandada por Ottmar Hitzfeld tem boas chances de emplacar outro torneio de ponta, com jogadores espalhados pelas principais ligas. O jogo chave é já na estréia, contra Israel em Ramat Gan.

Palpite: Grécia classificada, Suíça na repescagem

Grupo 3

República Tcheca, Irlanda do Norte, Polônia, San Marino, Eslováquia e Eslovênia

1ª rodada: Polônia x Eslovênia / Eslováquia x Irlanda do Norte

Pela primeira vez sem Karel Brückner, os tchecos vão precisar renovar a equipe em meio à disputa: sai a geração de Nedved, entra a de Fenin, vice-campeã mundial sub-20 no ano passado. Os adversários não assustam: a Polônia, apesar de sempre mostrar força nos qualificatórios, vem caindo de produção a cada torneio. E a Irlanda do Norte de David Healy, que quase se classificou para a Euro, terá de provar que não era apenas uma fase. Correndo por fora, a Eslováquia chegou à repescagem para 2006, quando caiu diante da Espanha.

Palpite: República Tcheca classificada (aposto neste grupo como o que ficará sem segundo lugar na repescagem).

Grupo 4

Alemanha, País de Gales, Finlândia, Liechtenstein, Rússia e Azerbaijão

1ª rodada: País de Gales x Azerbaijão / Liechtenstein x Alemanha

Alemanha e Rússia vão brigar pela primeira colocação, com ligeiro favoritismo para os alemães. Guus Hiddink deu mostras na Euro de quão forte é seu time, e não surpreende se jogarem o Nationalelf para a repescagem. País de Gales e Finlândia devem brigar pelo consolo da terceira posição.

Palpite: Alemanha classificada, Rússia na repescagem.

Grupo 5

Espanha, Armênia, Bélgica, Bósnia, Estônia e Turquia

1ª rodada: Armênia x Turquia / Bélgica x Estônia / Espanha x Bósnia

A Fúria chega embalada pela fenomenal conquista da Eurocopa e é favorita a se classificar sem nenhuma dificuldade. Sobrará para Turquia e Bélgica disputarem a segunda vaga, embora os turcos sejam grandes candidatos a voltarem ao Mundial. A decisão pode acontecer na penúltima rodada, no confronto direto em solo belga.

Grupo 6

Casaquistão, Belarus, Croácia, Inglaterra, Ucrânia e Andorra

1ª rodada: Casaquistão 3x0 Andorra (20/agosto) / Andorra x Inglaterra / Ucrânia x Belarus / Croácia x Casaquistão

Conseguirá Fabio Capello evitar o vexame de uma segunda desclassificação? Essa é a resposta que toda a Inglaterra busca quando a bola rolar a partir deste sábado. O pesadelo croata está de novo presente: o time comandado por Luca Modric é favorito. A Ucrânia corre por fora, com um Shevchenko já numa fase não tão boa.

Palpite: Inglaterra classificada, Croácia na repescagem

Grupo 7

Áustria, Ilhas Faroe, França, Lituânia, Romênia e Sérvia

1ª rodada: Áustria x França / Sérvia x Ilhas Faroe / Romênia x Lituânia

Este é considerado por muitos o grupo mais equilibrado, por reunir três times que teriam condições de se classificar até com certa tranqüilidade em outras chaves. A França permanece com Raymond Domenech, mas deve colocar à prova o fantasma que é a ausência de Zidane - sem ele, nada foi feito nos últimos dez anos. A Romênia se credencia após a boa performance na Euro, e a Sérvia é sempre considerada uma candidata com potencial graças ao talento de seus jogadores. Até mesmo a Áustria, com uma nova geração, poderia aspirar alguma coisa se o sorteio tivesse sido mais favorável.

Palpite: França classificada, Romênia na repescagem

Grupo 8

Bulgária, Chipre, Georgia, Irlanda, Itália e Montenegro

1ª rodada: Geórgia x Irlanda / Montenegro x Bulgária / Chipre x Itália

Nunca se pode dizer que a Itália não terá dificuldades nas Eliminatórias - este é um registro histórico. Ainda assim, o grupo é favorável, já que Chipre e Montenegro possuem seleções muito fracas. Esta é, de fato, a estréia dos montenegrinos no qualificatório. A Geórgia vive uma guerra civil e sequer pode mandar seus jogos em casa. Com isso, a Bulgária de Berbatov e a Irlanda de Robbie Keane brigam pelo segundo posto.

Palpite: Itália classificada, Irlanda na repescagem

Grupo 9

Macedônia, Islândia, Holanda, Noruega e Escócia

1ª rodada: Macedônia x Escócia / Noruega x Islândia

A Holanda caiu na chave com cinco equipes. Aqui, vale toda a pontuação para apontar os classificados para a repescagem (nos grupos com 6, os resultados contra o lanterna são descartados). A Escócia deixou grande impressão ao quase eliminar França e Itália no qualificatório para a Euro, mas terá agora a companhia da Noruega na briga. Duelo equilibrado.

Palpite: Holanda classificada, Escócia na repescagem

Nenhum comentário: