terça-feira, 30 de setembro de 2008

O mapa da mina

Termina nesta terça, no Rio de Janeiro, o seminário das cidades candidatas a sedes da Copa de 2014. Dezoito postulantes apresentaram os detalhes de infra-estrutura e estádios ao Comitê Organizador e aos representantes da Fifa. Responderam ainda a questionamentos do caderno de encargos da entidade.

Na teoria, tudo muito bonito, ético e transparente. Na prática, palestras inúteis. Afinal, o que decidirá as sedes é a força política e o lobby com Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador e da CBF - pela primeira vez na história, a mesma pessoa ocupa as duas funções.

A principal dúvida é o número de cidades. A Fifa recomenda e quer dez, mas a CBF pede doze ou até quatorze. A decisão, que deveria acontecer em novembro, foi adiada para março a pedido de Ricardo Teixeira, que disse querer evitar um tom político na escolha, que aconteceria um mês depois das eleições municipais.

A partir daí, começa a briga. Cinco cidades já foram confirmadas por Teixeira, por mais que ele diga que é a Fifa quem escolhe: Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. As últimas três, inclusive, disputam o direito de sediar a abertura, já que a final deve ser no Maracanã.

No Nordeste, Salvador e Recife já estariam garantidos. Restariam três cidades se fossem dez sedes. Cuiabá, graças a proximidade do governador Blairo Maggi com Teixeira, seria a sede pantaneira. Manaus e Belém brigam pela sede amazônica, com vantagem para a capital paraense. E Fortaleza e Natal disputam a terceira sede nordestina, com vantagem para os cearenses.

As outras candidatas, e que deverão ficar de fora, são Florianópolis, Campo Grande, Rio Branco, Maceió e Goiânia. Curitiba, talvez a cidade com melhor infra-estrutura dentre todas as dezoito, está praticamente descartada. E não é por já haver quatro sedes no Sul/Sudeste. O comentário que se ouviu foi de que a capital paranaense é uma cidade praticamente pronta, e teria muito pouco a se fazer. Por isso, ficaria de fora.

O raciocínio é simples - para eles. De todas as cidades-sede, apenas Porto Alegre e São Paulo terão estádios que receberão investimento da iniciativa privada. Todos os outros serão construídos ou reformados com dinheiro público. Toda a infra-estrutura das cidades também será assim. Será uma Copa bancada pelo contribuinte. E para quê fazer a Copa em Curitiba se não haverá a necessidade de obras?

Mais obras, mais licitações, mais dinheiro.

Tudo isso poucos dias depois da divulgação dos primeiros números do Pan pelo Tribunal de Contas da União - e o rombo foi enorme. Tudo isso com Salvador anunciando que a Fonte Nova será reformada, e dirigida pelo mesmo Bobô que dizia que o estádio estava em boas condições antes da tragédia do ano passado.

Realmente, a Copa 2014 será uma festa.

Abaixo, o provável mapa das sedes brasileiras.

3 comentários:

André Augusto disse...

Será que só terá uma sede no Norte e três no Nordeste?

Tirando o jogo político, talvez Rio Branco pudesse entrar, não? É um jogo de cartas bem complicado.

Abs!

Anônimo disse...

Curitiba de fora é sacanagem, não da pra entender se não tem muita coisa pra reformar, melhor ainda menos gasto e se for 12 sedes Manaus tinha que entrar aí.

Luis disse...

para mim voce esta equivocado e desinformado.

1-nao vai ser apenas o lobby que definira as sedes. a infra estrutura contara e muito perante a fifa. eu diria que uma mescla das duas coisas ate pode ser. mas so o lobby esta fora de cogitacao. pois a fifa nao vai arriscar uma sede que nao cumpra com as promessas

2-curitiba a principio ficaria de fora pela falta de vontade do governo em trazer a copa para o parana. mas resolvido isso, é serissima candidata pois tem tudo que a fifa mais quer em uma sede. uma cidade organizada, limpa, com cara europeia, e um estadio que sera todo particular no caso do atletico-pr

3-belem saiu enfraquecida do ultimo seminario. alias desde que comecou a caminhada pouco mostraram. quem esta com força na regiao é manaus mesmo, mas isso nao quer dizer que é favorita. quem surpreendeu foi rio branco, mas ainda acho que nao deve ter folego para virar sede

4-cuiaba segue bem cotada. mas como projeto ainda tenho duvidas. acho que a questao turistica do lugar deve pesar contra. nao ha rede hoteleira decente, e nao ha atrativos turisticos reais. mas saiu bem fortalecida da reuniao. ja goias ate tem uma boa infra estrutura, porem nao tem apresentado um projeto muito atrativo

5-no nordeste na MINHA OPNINIAO a bahia ainda nao esta garantida, e vejo a candidatura de recife meio sem rumo definido, deram 3 sugestoes de estadio, acho que isso prejudica a candidatura que poderia estar mais avancada e detalhada. fortaleza parece estar no pareo. no seminario ficou claro que natal e maceio estao praticamente descartadas devido a fragilidade do projeto. pensaram que apenas david backham iria garantir alguma coisa.

6-em florianopolis ha uma grande esperança pois possui um dos melhores projetos. dentre as cidades menos cotadas como cuiaba, manaus, rio branco, fortaleza, belem, goias, etc tem o melhor projeto. pois é a unica sede que contem um estadio 100% com investimento privado.

somente curitiba e florianopolis possuem estadio 100% iniciativa privada. em porto alegre no caderno de encargos da fifa o beira rio foi colocado com investimentos do governo, apesar de o estadio ser particular. em sao paulo o morumbi que esta praticamente dentro também foi colocado com investimentos publicos, essa foi a informacao que chegou aqui.

alem do mais florianopolis ja definiu o cronograma de quase todas as obras, bem como garantiu os recursos para as mesmas. e isso coloca florianopolis muito forte na briga. a cidade e seu projeto foram elogiadissimos pela fifa e pelos inspetores.

um membro importante da fifa chegou a falar que provavelmente serao 12 sedes sim. entao com isso florianopolis tem grandes chances

ainda tera um seminario em janeiro, sera o ultimo. entao muita coisa pode mudar ate la com relacao a definicao das sedes.