sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Análise das Eliminatórias (setembro) - Conmebol

Duas rodadas movimentaram o mês de setembro nas Eliminatórias Sul-Americanas. Com as partidas, o qualificatório da Conmebol fica a uma rodada do final do primeiro turno, com a situação mais do que indefinida: apenas três pontos separam o segundo do quinto colocado, que está outros três pontos a frente do nono. Ou seja, tudo ainda está em jogo.

7ª rodada
Argentina 1x1 Paraguai
Equador 3x1 Bolívia
Colômbia 0x1 Uruguai
Peru 1x0 Venezuela
Chile 0x3 Brasil

8ª rodada

Paraguai 2x0 Venezuela
Uruguai 0x0 Equador
Chile 4x0 Colômbia
Peru 1x1 Argentina
Brasil 0x0 Bolívia

Classificação

1º Paraguai....17
2º Brasil......13
3º Argentina...13
4º Chile.......13
5º Uruguai.....12
6º Colômbia....10
7º Equador.....09
8º Venezuela...07
9º Peru........07
10º Bolívia....05

Próximos jogos

9ª rodada - 11 e 12/10

Bolívia x Peru / Argentina x Uruguai / Colômbia x Paraguai
Venezuela x Brasil / Equador x Chile

10ª rodada - 14 e 15/10

Bolívia x Uruguai
Paraguai x Peru / Chile x Argentina / Venezuela x Equador / Brasil x Colômbia

Ninguém conseguiu vencer os dois jogos, o que por si só mostra o equlíbrio e a dificuldade dessas rodadas duplas. Chegou mais perto quem conseguiu empatar uma partida e vencer outra: Paraguai, Equador, Uruguai, Peru e Brasil marcaram quatro pontos, mas para cada um o sabor foi diferente.

Para os peruanos, foi de alívio: sem suas principais estrelas, barradas por indisciplina, o time conseguiu a primeira vitória frente a Venezuela e ainda arrancou um importante empate com a Argentina, jogando ambas em casa. Comemoraram também Paraguai e Equador, que empataram jogos difíceis fora, com Argentina e Uruguai respectivamente, e venceram em casa as fracas Venezuela e Bolívia. Com isso, os paraguaios abriram quatro pontos de vantagem e já estão garantidos como campeões do turno.

Por outro lado, quatro pontos não foi um resultado bom para o Brasil, mesmo que isso tenha valido a subida à vice-liderança: a vitória sobre o Chile em Santiago foi talvez a melhor exibição do time de Dunga. Mas, três dias depois, o empate sem gols com a Bolívia em um Engenhão quase vazio foi a PIOR partida. Um abismo de diferença e menos de uma semana.

Os uruguaios também lamentaram, pois conseguiram vencer a Colômbia fora de casa, mas não conseguiram passar pelos equatorianos. Os colombianos, aliás, tiveram a pior performance: a antes melhor defesa sofreu cinco gols em duas partidas e foi a única a não somar ponto, caindo da terceira para a sexta posição.

O Chile de Bielsa mostrou-se um time muito habilidoso, mas instável: nos dois jogos em casa, derrota para o Brasil por 3 a 0 e goleada sobre a Colômbia por 4 a 0, com show de Matías Fernandez e Alexis Sanchez. Finalmente, a Bolívia comemorou o ponto contra o Brasil - o primeiro fora de casa desde as Eliminatórias para 2002 - como se tivesse ganhado a vaga. E a Argentina decepcionou novamente aos seus torcedores, empatando mais duas numa série de igualdades que chega a quatro partidas.

Nenhum comentário: