terça-feira, 30 de setembro de 2008

O mapa da mina

Termina nesta terça, no Rio de Janeiro, o seminário das cidades candidatas a sedes da Copa de 2014. Dezoito postulantes apresentaram os detalhes de infra-estrutura e estádios ao Comitê Organizador e aos representantes da Fifa. Responderam ainda a questionamentos do caderno de encargos da entidade.

Na teoria, tudo muito bonito, ético e transparente. Na prática, palestras inúteis. Afinal, o que decidirá as sedes é a força política e o lobby com Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador e da CBF - pela primeira vez na história, a mesma pessoa ocupa as duas funções.

A principal dúvida é o número de cidades. A Fifa recomenda e quer dez, mas a CBF pede doze ou até quatorze. A decisão, que deveria acontecer em novembro, foi adiada para março a pedido de Ricardo Teixeira, que disse querer evitar um tom político na escolha, que aconteceria um mês depois das eleições municipais.

A partir daí, começa a briga. Cinco cidades já foram confirmadas por Teixeira, por mais que ele diga que é a Fifa quem escolhe: Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. As últimas três, inclusive, disputam o direito de sediar a abertura, já que a final deve ser no Maracanã.

No Nordeste, Salvador e Recife já estariam garantidos. Restariam três cidades se fossem dez sedes. Cuiabá, graças a proximidade do governador Blairo Maggi com Teixeira, seria a sede pantaneira. Manaus e Belém brigam pela sede amazônica, com vantagem para a capital paraense. E Fortaleza e Natal disputam a terceira sede nordestina, com vantagem para os cearenses.

As outras candidatas, e que deverão ficar de fora, são Florianópolis, Campo Grande, Rio Branco, Maceió e Goiânia. Curitiba, talvez a cidade com melhor infra-estrutura dentre todas as dezoito, está praticamente descartada. E não é por já haver quatro sedes no Sul/Sudeste. O comentário que se ouviu foi de que a capital paranaense é uma cidade praticamente pronta, e teria muito pouco a se fazer. Por isso, ficaria de fora.

O raciocínio é simples - para eles. De todas as cidades-sede, apenas Porto Alegre e São Paulo terão estádios que receberão investimento da iniciativa privada. Todos os outros serão construídos ou reformados com dinheiro público. Toda a infra-estrutura das cidades também será assim. Será uma Copa bancada pelo contribuinte. E para quê fazer a Copa em Curitiba se não haverá a necessidade de obras?

Mais obras, mais licitações, mais dinheiro.

Tudo isso poucos dias depois da divulgação dos primeiros números do Pan pelo Tribunal de Contas da União - e o rombo foi enorme. Tudo isso com Salvador anunciando que a Fonte Nova será reformada, e dirigida pelo mesmo Bobô que dizia que o estádio estava em boas condições antes da tragédia do ano passado.

Realmente, a Copa 2014 será uma festa.

Abaixo, o provável mapa das sedes brasileiras.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Análise das Eliminatórias (setembro) - Conmebol

Duas rodadas movimentaram o mês de setembro nas Eliminatórias Sul-Americanas. Com as partidas, o qualificatório da Conmebol fica a uma rodada do final do primeiro turno, com a situação mais do que indefinida: apenas três pontos separam o segundo do quinto colocado, que está outros três pontos a frente do nono. Ou seja, tudo ainda está em jogo.

7ª rodada
Argentina 1x1 Paraguai
Equador 3x1 Bolívia
Colômbia 0x1 Uruguai
Peru 1x0 Venezuela
Chile 0x3 Brasil

8ª rodada

Paraguai 2x0 Venezuela
Uruguai 0x0 Equador
Chile 4x0 Colômbia
Peru 1x1 Argentina
Brasil 0x0 Bolívia

Classificação

1º Paraguai....17
2º Brasil......13
3º Argentina...13
4º Chile.......13
5º Uruguai.....12
6º Colômbia....10
7º Equador.....09
8º Venezuela...07
9º Peru........07
10º Bolívia....05

Próximos jogos

9ª rodada - 11 e 12/10

Bolívia x Peru / Argentina x Uruguai / Colômbia x Paraguai
Venezuela x Brasil / Equador x Chile

10ª rodada - 14 e 15/10

Bolívia x Uruguai
Paraguai x Peru / Chile x Argentina / Venezuela x Equador / Brasil x Colômbia

Ninguém conseguiu vencer os dois jogos, o que por si só mostra o equlíbrio e a dificuldade dessas rodadas duplas. Chegou mais perto quem conseguiu empatar uma partida e vencer outra: Paraguai, Equador, Uruguai, Peru e Brasil marcaram quatro pontos, mas para cada um o sabor foi diferente.

Para os peruanos, foi de alívio: sem suas principais estrelas, barradas por indisciplina, o time conseguiu a primeira vitória frente a Venezuela e ainda arrancou um importante empate com a Argentina, jogando ambas em casa. Comemoraram também Paraguai e Equador, que empataram jogos difíceis fora, com Argentina e Uruguai respectivamente, e venceram em casa as fracas Venezuela e Bolívia. Com isso, os paraguaios abriram quatro pontos de vantagem e já estão garantidos como campeões do turno.

Por outro lado, quatro pontos não foi um resultado bom para o Brasil, mesmo que isso tenha valido a subida à vice-liderança: a vitória sobre o Chile em Santiago foi talvez a melhor exibição do time de Dunga. Mas, três dias depois, o empate sem gols com a Bolívia em um Engenhão quase vazio foi a PIOR partida. Um abismo de diferença e menos de uma semana.

Os uruguaios também lamentaram, pois conseguiram vencer a Colômbia fora de casa, mas não conseguiram passar pelos equatorianos. Os colombianos, aliás, tiveram a pior performance: a antes melhor defesa sofreu cinco gols em duas partidas e foi a única a não somar ponto, caindo da terceira para a sexta posição.

O Chile de Bielsa mostrou-se um time muito habilidoso, mas instável: nos dois jogos em casa, derrota para o Brasil por 3 a 0 e goleada sobre a Colômbia por 4 a 0, com show de Matías Fernandez e Alexis Sanchez. Finalmente, a Bolívia comemorou o ponto contra o Brasil - o primeiro fora de casa desde as Eliminatórias para 2002 - como se tivesse ganhado a vaga. E a Argentina decepcionou novamente aos seus torcedores, empatando mais duas numa série de igualdades que chega a quatro partidas.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Zakumi



626 dias antes da abertura da Copa de 2010, a FIFA anunciou numa cerimônia em Joanesburgo a mascote do primeiro mundial disputado em solo africano: Zakumi, um leopardo estilizado de cabelo verde (que o faz lembrar até um leão), camiseta branca com os dizeres "South Africa 2010" e shorts verde, acompanhado de uma bola cujo desenho lembra a utilizada na Copa de 98, na França.

O nome vem de "ZA", que são as iniciais de África do Sul no idioma local, e "Kumi", que pode ser traduzido como "dez". A mascote foi criada por Andries Odendaal, da Cidade do Cabo, e foi finalizada por Cora Simpson da Cora's Costumes em Boksburg.

Segundo a história oficial, o leopardo nasceu em 1994, o ano em que que o Apartheid foi abolido no país. A cor verde do cabelo tem uma explicação: serviria como uma "camuflagem" para que Zakumi se escondesse no gramado do estádio - afinal, como toda mascote ele adora futebol.

Esta é a 12ª Copa do Mundo com mascotes - a primeira foi o cãozinho Willie, em 1966. Nas últimas Copas, a Fifa tem sido criticada pela escolha dos personagens: em 2002, foram três seres extraterrestres; em, 2006, o leão Goleo IV virou motivo de brincadeira por parecer um urso sem calças. Mas o pior de todos continua sendo o da Copa de 90: um ser formado por quadradinhos nas cores da bandeira italiana e com cabeça de bola de futebol.

E você, gostou de Zakumi?

Papéis de parede podem ser baixados no site da Fifa.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Análise das Eliminatórias (setembro) - Concacaf

O mês de setembro encerrou o turno da terceira fase das Eliminatórias da Concacaf com duas rodadas. O trio de ferro formado por Estados Unidos, México e Costa Rica mostrou que não deverá ter dificuldades para se classificar para a Copa de 2010 - enquanto isso, surgem os candidatos a surpresa na repescagem, enquanto Trinidad & Tobago tenta manter-se exatamente neste posto.

Grupo 1

2ª rodada - Cuba 0x1 EUA / Trinidad & Tobago 1x1 Guatemala
3ª rodada - EUA 3x0 Trinidad & Tobago / Guatemala 4x1 Cuba

Classificação

1. EUA.................9
2. Guatemala...........4
3. Trinidad & Tobago...4
4. Cuba................0

Próximos jogos

11/10 - Guatemala x Trinidad & Tobago / EUA x Cuba
15/10 - Cuba x Guatemala / Trinidad & Tobago x EUA

O dia 6 de setembro foi histórico: após décadas, os Estados Unidos jogaram novamente em solo cubano. Uma partida tensa fora de campo e disputada dentro dela - vitória suada de por 1 a 0. A disputa pela segunda vaga é mais acirrada nesta chave, e no primeiro confronto direto entre Guatemala e Trinidad deu empate em Port of Spain. No mês que vem, dois jogos (e a segunda partida entre os dois) vai decidir o classificado. Os Eua devem garantir a vaga já contra Cuba.

Grupo 2

2ª rodada - México 3x0 Jamaica / Canadá 1x2 Honduras
3ª rodada - México 2x1 Canadá / Honduras 2x0 Jamaica

Classificação

1. México.....9
2. Honduras...6
3. Canadá.....1
4. Jamaica....1

Próximos jogos

11/10 - Honduras x Canadá / Jamaica x México
15/10 - Jamaica x Honduras / Canadá x México

Após um início titubeante, o México vai levando uma campanha tranqüila sob a batuta de Sven Goran-Eriksson. Com duas vitórias tranqüilas dentro de casa, a Tricolor precisa de apenas mais um triunfo para garantir-se no hexagonal decisivo. E quem deve acompanhá-la é a seleção hondurenha de David Suazo, que acabou sendo ofuscado por Ramon Nunez, meia do Olímpia, que marcou os dois gols da importante vitória sobre o Canadá fora de casa e outro contra a Jamaica. Os Reggae Boyz, dirigidos por Renê Simões, têm duas partidas dificílimas em casa para continuarem sonhando com a classificação.

Grupo 3

2ª rodada - Costa Rica 7x0 Suriname / El Salvador 5x0 Haiti
3ª rodada - Suriname 0x2 El Salvador / Haiti 1x3 Costa Rica

Classificação

1. Costa Rica....9
2. El Salvador...6
3. Haiti.........1
4. Suriname......1

Próximos jogos

11/10 - Suriname x Costa Rica / Haiti x El Salvador
15/10 - El Salvador x Suriname / Costa Rica x Haiti


A Costa Rica humilhou o Suriname, goleando por 7 a 0 - destaque para os dois gols do atacante Froylan Ledezma, do FC Augsburg, da segunda divisão alemã. Na segunda rodada, outra boa vitória, desta vez fora de casa, sobre o Haiti por 3 a 1. El Salvador aparece tranqüilo para garantir seu lugar no hexagonal, tendo saído da primeira fase com uma impressionante goleada de 12 a 0 sobre Anguilla para depois eliminar o Panamá. O time goleou o Haiti por 5 a 0 com três gols do atacante Rodolfo Zelaya, do Chalatenango. Como os dois líderes enfrentam os lanternas, devem assegurar sem percalços suas vagas na etapa decisiva.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Análise das Eliminatórias (setembro) - Ásia

A Ásia será a primeira região a conhecer seus classificados para a Copa; Em junho, os quatro times garantidos na África do Sul e os dois que vão para a repescagem já serão conhecidos. Neste mês de setembro aconteceram as duas primeiras rodadas desta quarta e última fase. E como ninguém conseguiu duas vitórias, o equilíbrio promete ser grande. Vamos acompanhar mais de perto os resultados!

Grupo 1

1ª rodada - Bahrein 2x3 Japão / Catar 3x0 Usbequistão
2ª rodada - Usbequistão 0x1 Austrália / Catar 1x1 Bahrein

Classificação

1. Catar........4
2. Japão........3
3.Austrália.....3
4. Bahrein......1
5. Usbequistão..0

Próximos jogos

15/10 - Austrália x Catar / Japão x Usbequistão

Os favoritos vão bem, muito obrigado, na chave 1. Austrália e Japão fizeram apenas uma partida cada e venceram, mesmo atuando fora de casa. Os japoneses, que já haviam enfrentado os barenitas na etapa anterior e perdido como visitantes, desta vez jogaram bem e venceram por 3 a 2. O desempenho vale nota porque time vencia por 3 a 0 até os 35 do segundo tempo.

Já a Austrália viajou 11 mil quilômetros (!) para derrotar os usbeques em Tashkent por 1 a 0 , graças a um gol do zagueiro Scott Chipperfield, do FC Basel. Chama a atenção as distâncias percorridas pelos Socceroos agora que fazem parte da AFC, mostrando que a FIFA transpõe barreiras geográficas e logísticas em nome de mercados em ascensão.

O Usbequistão, aliás, fez uma grande terceira fase mas já soma duas derrotas: os 3 a 0 sofridos para os catares em Doha certamente não estavam no script. A rodada dupla só não foi perfeita para os árabes porque deixaram escapar os 100% em casa, diante dos vizinhos barenitas. Um gol de Abdulla Fatadi aos 21 minutos da segunda etapa deixou tudo igual.


Grupo 2

1ª rodada - Arábia Saudita 1x1 Irã / Emirados Árabes Unidos 1x2 Coréia do Norte
2ª rodada - Coréia do Norte 1x1 Coréia do Sul / EAU 1x2 Arábia Saudita

Classificação

1. Arábia Saudita....4
2. Coréia do Norte...4
3. Coréia do Sul.....1
4. Irã...............1
5. EAU...............0

Próximos jogos

15/10 - Irã x Coréia do Norte / Coréia do Sul x EAU

Apontado como o grupo mais equilibrado, a chave 2 apresenta um cenário ainda bastante indefinido. Dentre os favoritos, a Arábia Saudita foi a única que jogou duas vezes. Após um duro empate com o Irã em Ryhad, com Nekounam igualando a nove minutos do fim, os sauditas visitaram os emirenses e saíram perdendo, mas viraram no segundo tempo. A equipe aparece na ponta, mas não desperta tanta confiança.

Já a Coréia do Norte comprova mais uma vez sua ascensão: venceu os Emirados em Abu Dhabi e por pouco não derrota a vizinha do Sul no terceiro clássico destas Eliminatórias (curiosamente, foi o terceiro empate). Com a partida acontecendo em Xangai devido à crise política entre os dois países, foram os teóricos mandantes que dominaram o jogo e abriram o placar, mas cinco minutos depois do pênalti de Yong Jo Hong, Sung Yueng Ki deu números finais ao marcador.

A Coréia do Sul anota portanto um ponto em um jogo fora de casa, assim como o Irã. Já os Emirados Árabes Unidos vêem suas chances de classificação se reduzirem bastante, já que perderam as duas partidas jogando em casa.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Nova Zelândia a dois jogos da Copa

É isso mesmo. Enquanto as Eliminatórias européias acabam de ter seu pontapé inicial, uma seleção está muito próxima de disputar sua segunda Copa do Mundo após 26 anos.

Com a vitória sobre Nova Caledônia por 3 a 1 no final de semana, os All Whites venceram o grupo da Oceania com uma rodada de antecedência. Os neozelandeses chegaram a doze pontos e têm ainda duas partidas por jogar. Nova Caledônia, em segundo com oito, só jogam mais uma vez.

Agora, a Nova Zelândia espera a definição das Eliminatórias asiáticas, que terminam em junho, para conhecer seu adversário na repescagem. Os terceiros colocados de cada grupo se enfrentam, e o vencedor pega o campeão da Oceania. Além disso, a seleção classificou-se para a Copa das Confederações, que acontece no ano que vem na África do Sul. É que o qualificatório serve também como a edição 2008 da Copa das Nações da OFC.

Com a saída da Austrália para o continente asiático, a Nova Zelândia é quem deve assumir o posto dos Socceroos nas repescagens. Nas últimas três edições, os australianos foram eliminados duas vezes, mas conquistaram a vaga para 2006 e chegaram às oitavas-de-final - e é o desempenho que o time de Ricki Herbert busca igualar.

Com um futebol de muita força física e marcação, os All Whites podem até ter uma chance contra o quinto colocado da Ásia. Em 2005, Trinidad & Tobago enfrentou o Bahrein e se classificou. Curioso seria se o adversário na repescagem fosse exatamente a Austrália - o maior rival e time contra quem mais a Nova Zelândia jogou até hoje: foram 62 partidas, com 13 vitórias, 11 empates e 38 derrotas. Melhor torcer por Catar, Bahrein, Usbqueistão...

sábado, 6 de setembro de 2008

Eliminatórias européias

Consideradas as mais difíceis de todo o mundo, as eliminatórias européias começam neste sábado, após uma das melhores Eurocopas de todos os tempos. São 53 equipes divididas em oito grupos de seis e um de cinco. Apenas os vencedores de cada chave carimbam o passaporte para a Copa. Os oito melhores segundos colocados disputam a repescagem pelas quatro vagas resantes. Aqui, uma breve apresentação dos grupos e os pitacos para os classificados.

Grupo 1

Portugal, Suécia, Dinamarca, Hungria, Albânia e Malta

1ª rodada: Albânia x Suécia / Malta x Portugal / Hungria x Dinamarca

Como se sairá Portugal sem Felipão? Esta é a grande pergunta que se faz neste grupo 1. Sob o comando de Carlos Queiroz, os Tugas tentam chegar à terceira Copa seguida. Na briga pela segunda vaga, a Suécia - que sempre vai muito bem em Eliminatórias e tem agora Henrik Larsson capitão aos 37 anos - e a Dinamarca, que sofre para conseguir renovar o time. A Hungria tem uma geração nova e promissora, mas esta campanha deverá servir de aprendizado.

Palpite: Portugal classificado, Suécia na repescagem

Grupo 2

Grécia, Israel, Letônia, Luxemburgo, Moldávia e Suíça

1ª rodada: Moldávia x Letônia / Israel x Suíça / Luxemburgo x Grécia

Após bater na trave nos últimos qualificatórios, Israel tem uma grande chance no grupo mais fraco do continente. Ainda campeã européia quando do sorteio, e com uma boa campanha nas Eliminatórias para a Euro, a Grécia entrou no rol dos cabeças-de-chave e fugiu das potências alocadas como segunda força. Resta saber como o time vai se comportar após uma campanha muito ruim na Áustria. E por falar em Euro, a Suíça comandada por Ottmar Hitzfeld tem boas chances de emplacar outro torneio de ponta, com jogadores espalhados pelas principais ligas. O jogo chave é já na estréia, contra Israel em Ramat Gan.

Palpite: Grécia classificada, Suíça na repescagem

Grupo 3

República Tcheca, Irlanda do Norte, Polônia, San Marino, Eslováquia e Eslovênia

1ª rodada: Polônia x Eslovênia / Eslováquia x Irlanda do Norte

Pela primeira vez sem Karel Brückner, os tchecos vão precisar renovar a equipe em meio à disputa: sai a geração de Nedved, entra a de Fenin, vice-campeã mundial sub-20 no ano passado. Os adversários não assustam: a Polônia, apesar de sempre mostrar força nos qualificatórios, vem caindo de produção a cada torneio. E a Irlanda do Norte de David Healy, que quase se classificou para a Euro, terá de provar que não era apenas uma fase. Correndo por fora, a Eslováquia chegou à repescagem para 2006, quando caiu diante da Espanha.

Palpite: República Tcheca classificada (aposto neste grupo como o que ficará sem segundo lugar na repescagem).

Grupo 4

Alemanha, País de Gales, Finlândia, Liechtenstein, Rússia e Azerbaijão

1ª rodada: País de Gales x Azerbaijão / Liechtenstein x Alemanha

Alemanha e Rússia vão brigar pela primeira colocação, com ligeiro favoritismo para os alemães. Guus Hiddink deu mostras na Euro de quão forte é seu time, e não surpreende se jogarem o Nationalelf para a repescagem. País de Gales e Finlândia devem brigar pelo consolo da terceira posição.

Palpite: Alemanha classificada, Rússia na repescagem.

Grupo 5

Espanha, Armênia, Bélgica, Bósnia, Estônia e Turquia

1ª rodada: Armênia x Turquia / Bélgica x Estônia / Espanha x Bósnia

A Fúria chega embalada pela fenomenal conquista da Eurocopa e é favorita a se classificar sem nenhuma dificuldade. Sobrará para Turquia e Bélgica disputarem a segunda vaga, embora os turcos sejam grandes candidatos a voltarem ao Mundial. A decisão pode acontecer na penúltima rodada, no confronto direto em solo belga.

Grupo 6

Casaquistão, Belarus, Croácia, Inglaterra, Ucrânia e Andorra

1ª rodada: Casaquistão 3x0 Andorra (20/agosto) / Andorra x Inglaterra / Ucrânia x Belarus / Croácia x Casaquistão

Conseguirá Fabio Capello evitar o vexame de uma segunda desclassificação? Essa é a resposta que toda a Inglaterra busca quando a bola rolar a partir deste sábado. O pesadelo croata está de novo presente: o time comandado por Luca Modric é favorito. A Ucrânia corre por fora, com um Shevchenko já numa fase não tão boa.

Palpite: Inglaterra classificada, Croácia na repescagem

Grupo 7

Áustria, Ilhas Faroe, França, Lituânia, Romênia e Sérvia

1ª rodada: Áustria x França / Sérvia x Ilhas Faroe / Romênia x Lituânia

Este é considerado por muitos o grupo mais equilibrado, por reunir três times que teriam condições de se classificar até com certa tranqüilidade em outras chaves. A França permanece com Raymond Domenech, mas deve colocar à prova o fantasma que é a ausência de Zidane - sem ele, nada foi feito nos últimos dez anos. A Romênia se credencia após a boa performance na Euro, e a Sérvia é sempre considerada uma candidata com potencial graças ao talento de seus jogadores. Até mesmo a Áustria, com uma nova geração, poderia aspirar alguma coisa se o sorteio tivesse sido mais favorável.

Palpite: França classificada, Romênia na repescagem

Grupo 8

Bulgária, Chipre, Georgia, Irlanda, Itália e Montenegro

1ª rodada: Geórgia x Irlanda / Montenegro x Bulgária / Chipre x Itália

Nunca se pode dizer que a Itália não terá dificuldades nas Eliminatórias - este é um registro histórico. Ainda assim, o grupo é favorável, já que Chipre e Montenegro possuem seleções muito fracas. Esta é, de fato, a estréia dos montenegrinos no qualificatório. A Geórgia vive uma guerra civil e sequer pode mandar seus jogos em casa. Com isso, a Bulgária de Berbatov e a Irlanda de Robbie Keane brigam pelo segundo posto.

Palpite: Itália classificada, Irlanda na repescagem

Grupo 9

Macedônia, Islândia, Holanda, Noruega e Escócia

1ª rodada: Macedônia x Escócia / Noruega x Islândia

A Holanda caiu na chave com cinco equipes. Aqui, vale toda a pontuação para apontar os classificados para a repescagem (nos grupos com 6, os resultados contra o lanterna são descartados). A Escócia deixou grande impressão ao quase eliminar França e Itália no qualificatório para a Euro, mas terá agora a companhia da Noruega na briga. Duelo equilibrado.

Palpite: Holanda classificada, Escócia na repescagem

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Eliminatórias sul-americanas

Mais duas rodadas levam as Eliminatórias sul-americanas a uma do fim do primeiro turno. Com três pontos separando a Colômbia, terceira colocada, da Venezuela, sétima, a expectativa é de mais jogos emocionantes no qualificatório mais disputado até aqui.

7ª rodada - 06 e 07/09

Argentina x Paraguai
Equador x Bolívia
Colômbia x Uruguai
Peru x Venezuela
Chile x Brasil

8ª rodada - 09 e 10/09

Paraguai x Venezuela
Uruguai x Equador
Chile x Colômbia
Peru x Argentina
Brasil x Bolívia

A 7ª rodada já começa eletrizante, com o duelo entre líder e vice-líder. Embalada pela conquista do ouro olímpico, a Argentina pode ter Di Maria como titular para a partida contra o Paraguai, que vem de uma surpreendente derrota para a Bolívia por 4 a 2. Cabañas, mesmo se recuperando de uma lesão, foi convocado.

A Colômbia, melhor defesa, recebe o Uruguai, melhor ataque, em um jogo bastante equilibrado. Os colombianos têm dois confrontos diretos, já que enfrentam o Chile, em Santiago, na quarta-feira.

O Chile, aliás, é o único que faz duas partidas em casa, e se vencer Brasil e Colômbia pode assumir o segundo lugar. A aposta é no atacante Humberto Suazo, nome do jogo na vitória sobre a Venezuela por 3 a 2 em junho, além do meia Matias Fernandez. Alexis Sanchez também está confirmado e apenas Carlos Villanueva está fora, machucado. Mark González ainda tem chances de jogar. Os chilenos foram os únicos a vencer as duas partidas da rodada dupla realizada em junho.

Desfalcada dos volantes Didí Torrico e Jhasmani Campos, machucados, a Bolívia joga as duas fora de casa - antes de visitar o Brasil, pega o Equador. Da mesma forma, a Venezuela terá de se superar se quiser continuar sonhando com uma primeira participação em Copas: viaja para jogar contra o Peru e o Paraguai. Os peruanos, lanternas com três pontos, terão duas chances de conseguir a primeira vitória: recebem também a Argentina, na quarta (sinal de que não será nada fácil).

Prognóstico: Argentina vence as duas e assume a liderança; Chile vence o Brasil e assume o 2º lugar; Paraguai cai para terceiro; Brasil vence a Bolívia e passa a Colômbia, que perde a quinta colocação para o Uruguai.

Classificação

1. Paraguai....13
2. Argentina..11
3. Colômbia...10
4. Chile........10
5. Brasil.........9
6. Uruguai......8
7. Venezuela...7
8. Equador.....5
9. Bolívia.......4
10. Peru........3

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Eliminatórias africanas e da Oceania

Setembro é mês de definição nas Eliminatórias africanas e da Oceania para a Copa de 2010. Enquanto o continente sede do Mundial tem a penúltima rodada da primeira fase e pode conhecer vários classificados, a OFC pode conhecer seu representante na repescagem contra a Ásia já no sábado.

África

A situação mais complicada é, curiosamente, da África do Sul, que participa das preliminares por valerem também para a Copa das Nações. Pressionado, Joel Santana tem que conseguir uma vitória em Port Elizabeth sobre a já classificada Nigéria para continuar sonhando - e permanecer no cargo. Serra Leoa e Guiné Equatorial, ambas com chances, se enfrentam tentando evitar um empate que eliminaria ambas (já que os oito melhores segundos colocados avançam).

Confronto direto pela vaga em sete grupos: Camarões joga em Cabo Verde e se classifica com uma vitória; Angola viaja a Cotonou precisando derrotar o Benin, já que Uganda deve vencer a fraca seleção do Níger e chegar aos 10 pontos; Gana visita a Líbia e ambas têm nove pontos; o Senegal pode até empatar com a Argélia em Blida, mas se vencer estará garantido; Mali pode até empatar com o Congo de Brazzaville; Togo joga todas as suas fichas contra Zâmbia em Chililabombwe; e Egito e República Democrática do Congo prometem fazer uma partida eletrizante em Kinshasa.

O cenário mais complicado é da Tunísia: as águias de Cartago estão três pontos atrás de Burkina Faso, a surpresa do continente até aqui, e precisam vencer o confronto direto deste sábado. O único problema é que a partida é em Ouagadougou, onde os adversários golearam Seicheles por 4 a 1 e derrotaram Burundi por 2 a 0. No jogo de ida, em Rades, os tunisianos acabaram derrotados por 2 a 1.

Situação tranqüila, por outro lado, tem a Costa do Marfim: uma vitória fora de casa contra a frágil equipe de Moçambique será suficiente para avançar, enquanto Botswana visita Madagascar sonhando com uma surpresa. Finalmente, a partida entre Etiópia e Marrocos foi adiada pela Fifa devido à suspensão ainda em andamento da Federação Etíope, sancionada em julho após a EFF ter desobedecido o acordo feito para reestruturação do futebol no país, já que a federação local passa por disputas internas e sofre com a falta de reconhecimento legal de seus diretores.

Os jogos mais importantes (em parênteses, os pontos da equipe na classificação)

Grupo 1
Cabo Verde (9) x Camarões (10)

Grupo 2
Zimbábue (5) x Guiné (7)
Quênia (7) x Namíbia (3)

Grupo 3
Benin (9) x Angola (7)
Níger x Uganda (7)

Grupo 4
África do Sul (4) x Nigéria (12)
Serra Leoa (4) x Guiné Equatorial (3)

Grupo 5
Líbia (9) x Gana (9)
Lesoto (0) x Gabão (6)

Grupo 6
Argélia (6) x Senegal (8)
Gâmbia (5) x Libéria (2)

Grupo 7
Moçambique (4) x Costa do Marfim (8)
Madagascar (3) x Botsuana (5)

Grupo 8
Mauritânia (0) x Ruanda (9)

Grupo 9
Burkina Faso (12) x Tunísia (9)

Grupo 10
Congo (6) x Mali (9)

Grupo 11
Zâmbia (4) x Togo (3)

Grupo 12
República Democrática do Congo (9) x Egito (9)


Oceania

O cenário da Oceania poderá definir-se já neste mês. A Nova Zelândia tem dois jogos contra Nova Caledônia, a surpresa das eliminatórias. Uma vitória, ou mesmo dois empates dos All Whites já os coloca na repescagem contra o quinto colocado da Ásia e os garante na Copa das Confederações do ano que vem - as eliminatórias servem também como Copa da Oceania.

Jogos

06/09
Fiji x Vanuatu
Nova Caledônia x Nova Zelândia

10/09
Vanuatu x Fiji
Nova Zelândia x Nova Caledônia

Classificação

1. Nova Zelândia.....9PG / 3J
2. Nova Caledônia....8PG / 4J
3. Fiji..............1PG / 3J
4. Vanuatu...........1PG / 4J

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Eliminatórias da Concacaf


Duas rodadas acontecem em setembro pela fase intermediária das Eliminatórias da Concacaf. Ao final do mês, os três grupos terão metade de suas partidas já realizadas - e poderemos ter um quadro melhor do que esperar para o hexagonal final.

Grupo A

Favoritos, Estados Unidos e Trinidad & Tobago se enfrentam no dia 10, em Bridgeview. Antes, os americanos visitam Cuba em um encontro sempre lembrado pela relação política entre os dois países, enquanto os Soca Warriors recebem a Guatemala em um jogo chave.

Da seleção norte-americana que conseguiu a primeira vitória da história em Eliminatórias jogando na Guatemala, o técnico Bob Bradley convocou 16 nomes. Há duas novidades: os defensores Marvel Wynne e Michael Orozco, que disputaram a Olimpíada, foram convocados pela primeira vez. Treze dos vinte convocados jogam no exterior.

06/09 (sábado)

Trinidad & Tobago x Guatemala
Cuba x Estados Unidos

10/09 (quarta)

Estados Unidos x Trinidad & Tobago
Guatemala x Cuba



Classificação


1. Trinidad & Tobago...3
2. Estados Unidos.........3
3. Guatemala................0
4. Cuba..........................0


Grupo B

Após uma vitória sofrida de virada sobre Honduras, o México enfrenta a Jamaica novamente em seus domínios. Devido aos estragos provocados pelo fucarão Gustav, o mando de campo foi invertido. Assim, os mexicanos jogam todas em casa no turno, já que recebem o Canadá na quarta-feira.

Os canadenses entram em campo pressionados já na segunda rodada, por terem empatado na estréia com os jamaicanos, em casa. Outro tropeço contra Honduras pode colocar a classificação em risco, já que o último jogo em casa será contra o México. Na quarta, Honduras recebe a Jamaica e quem vencer dará um grande passo rumo à segunda vaga.

06/09

México x Jamaica
Canadá x Honduras

10/09

México x Canadá
Honduras x Jamaica




Classificação

1. México........3

2. Canadá.......1

3. Jamaica......1

4. Honduras...0


Grupo C

A Costa Rica parece ressentir a ausência do aposentado Paulo Wanchope e encontra dificuldades no ataque, tanto que venceu El Salvador em casa por apenas 1 a 0. Na segunda rodada, nova partida em San José, agora contra o surpreendente Suriname. O Haiti, teórico favorito à segunda vaga - já que salvadorenhos e surinameses saíram da preliminar - recebe os Ticos na quarta-feira precisando da vitória após o empate em casa.

Apesar das dificuldades, a Costa Rica deve ter uma classificação tranqüila, enquanto as três seleções restantes brigam até o fim pela segunda vaga - e não devem ir muito longe depois disso.

06/09

El Salvador x Haiti
Costa Rica x Suriname

10/09

Suriname x El Salvador
Haiti x Costa Rica


Classificação




1. Costa Rica.....3

2. Haiti...............1

3. Suriname......1

4. El Salvador...1

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Eliminatórias asiáticas

O mês de setembro promete ser emocionante na corrida rumo à Áfica do Sul. Nada menos que 106 partidas serão disputadas em todas as seis federações continentais. Enquanto o momento é de definição em algumas regiões, como na Oceania e na África (que define os classificados para a fase final), a disputa finalmente começa na Europa.

Entretanto, é na Ásia que a competição está mais avançada. Tem início neste final de semana a última fase do continente, que deve ser o primeiro a apontar os classificados para a Copa 2010. Os dez países restantes estão divididos em dois grupos de cinco; após turno e returno, os dois melhores de cada grupo carimbam passaporte, enquanto os terceiros colocados se enfrentam por uma vaga no play-off contra o representante da Oceania.

Começamos a semana apresentando o panorama das eliminatórias asiáticas.

Grupo A

Austrália
Bahrein
Catar
Japão
Uzbequistão

Japão e Austrália aparecem como favoritos iniciais neste grupo. Entretanto, o Uzbequistão aparece como principal candidato a zebra não só da Ásia, como de todas as regiões: impulsionados pelo petrodólares, os usbeques acabam de contratar Rivaldo e têm um histórico de crescimento sólido no continente.

A campanha foi a melhor da fase anterior, com cinco vitórias em seis jogos. O Catar, repleto de naturalizados, pode aprontar - deixou Iraque e China de fora. Já o Bahrein, que quase se classificou em 2006 (perdeu na repescagem para Trinidad & Tobago), chega agora como azarão.

1ª rodada:

06/09 (sábado): Bahrein x Japão / Catar x Uzbequistão (Austrália folga)


Grupo B

Arábia Saudita
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Emirados Árabes Unidos
Irã

Este grupo é mais equilibrado, uma vez que todas as seleções já disputaram uma Copa do mundo e três delas que estiveram na Alemanha - o que significa que, na melhor das hipóteses, uma terá que passar pela repescagem. Desta forma, qualquer ponto perdido será decisivo para sauditas, sul-coreanos e iranianos. A Arábia aparece como a mais forte no momento, tendo começado de maneira irregular sob o comando de Hélio dos Anjos, mas se classificando com o melhor ataque, graças a Yasser Al-Qahtani.

O Irã chega cercado de dúvidas: após um começo horrível, com três empates, o ex-atacante Ali Daei assumiu a seleção e conseguiu salvar a campanha. Ainda assim, não conseguiu devolver ao time a força de outros tempos. E a Coréia do Sul, que teve uma classificação tranquila, tem como principal adversária sua vizinha do Norte, que não sofreu nenhum gol nos seis primeiros jogos. Uma defesa aparentemente imbatível. Os Emirados eliminaram a Síria no saldo de gols e deverá apenas fazer número.

1ª rodada:

06/09: Emirados Árabes Unidos x Coréia do Norte / Arábia Saudita x Irã (Coréia do Sul folga)